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“Ah! Mas eu já tenho um site… porque eu faria outro?!”

A ideia deste post é ajudar médicos, gestores e proprietários de clínicas e estabelecimentos da saúde a entenderem o quão bem o site atual está performando e se ele atua como uma extensão da clínica no ambiente digital.

 

A percepção que o seu paciente tem quando entra no seu site é igual à que ele tem quando entra na sua clínica?

Site novo para Clínicas

O que precisa ficar claro aqui é que o seu site não é diferente da recepção da sua clínica.

Do mesmo jeito que você quer que o seu paciente seja bem recepcionado na sua clínica física, você deve se preocupar em como ele vai se sentir quando entrar no seu site.

O seu site inspira tanta confiança quanto sua fachada? Tem o mesmo cuidado com as informações que os seus médicos têm quando atendem um paciente? Ele facilita o agendamento de consultas e exames tanto quanto os profissionais da recepção?

Investir em uma recepção muito bonita, equipamentos novos, manter um corpo clínico bem conceituado, treinar os colaboradores e todos os outros investimentos feitos em prol do aumento da percepção de qualidade, têm muito menos efeito quando o paciente encontra na internet um site desatualizado, com informações erradas, que não esclarece as dúvidas que ele tem, com canais de atendimento que não funcionam.

A consistência dos canais de atendimento ao paciente é essencial para criar consistência na percepção de qualidade pelos pacientes. Falar a mesma língua e passar a mesma mensagem em qualquer um dos canais em que a clínica esteja presente, é imprescindível para que ele tenha mais confiança e segurança na sua empresa.

O site reflete o posicionamento e valores da empresa?

Você fala no seu documento de missão, visão e valores, que tem como missão entregar o melhor atendimento ao seu paciente, que busca ser referência, ou que preza por excelência. Mas o seu site reflete isso?

Prezar pela experiência do paciente é prezar por TODA a experiência do paciente, inclusive nos primeiros momentos em que ele está buscando informações na internet. Excelência no atendimento é também permitir que ele agende suas consultas no momento que é mais conveniente para ele, mesmo que a clínica esteja fechada.

Conveniência para o paciente é permitir que ele acesse os resultados dos exames online, de forma ágil e sem precisar se deslocar sem necessidade.

O que você propõe como valores da sua organização precisam incluir toda a sua organização e o site faz parte dela.

Quando o paciente procura informações que precisa, ele encontra com facilidade?

Um sinal de que o seu site não está funcionando como uma extensão da sua clínica no ambiente digital é quando o paciente não consegue acessar as informações que ele precisa com facilidade.

Da mesma forma que uma recepcionista não pode passar informações erradas ou desatualizadas, o seu site também não.

O ideal é que no seu site conste todas as informações que um paciente precisa, como por exemplo, quais especialidades médicas vocês oferecem, dados de contato e endereço atualizados, assim como funções de autoatendimento, como agendamento online e resultados online de exames.

É fácil de atualizar?

Se o seu site apresenta informações desatualizadas, é possível que ele não seja tão fácil de atualizar. Um site que não é fácil de atualizar vai sempre demandar um esforço grande até mesmo no caso de alterar um número de telefone.

No caso de você começar a oferecer um novo exame, ter alguma mudança no corpo clínico ou precisar alterar outra informação, o seu site acompanha? Ou ele é engessado, atrasado e complicado demais?

Ter um site que tem uma estrutura que permite atualizações de forma fácil, ajuda muito a manter sempre informações corretas.

O seu site está bem posicionado no Google?

Se alguém procurar pelos serviços que a sua clínica oferece, nas cidades onde oferece, quais são os primeiros resultados?

O bom ranqueamento nos mecanismos de busca não é só resultado de um site bem estruturado, mas se o seu site não foi construído para que tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca, é extremamente difícil ficar bem posicionado.

Ter um bom posicionamento no Google ajuda muito a ser encontrado mais fácil.

As funções do seu site ajudam você a economizar dinheiro?

Quando você disponibiliza os resultados online, você economiza com impressão e armazenamento de exames. Quando você cria canais de autoatendimento, desonera a recepção e o uso de telefones. Quando você provê informações claras para os pacientes, diminui a necessidade de esclarecimentos com os atendentes.

Se você usa o seu site como uma forma de automatizar processos de atendimento, ele serve como uma ferramenta para diminuir desperdícios e retrabalho, e ajuda você a economizar dinheiro.

O seu site gera mais receita para sua empresa?

Um dos principais problemas que impactam negativamente o fluxo de caixa é a capacidade ociosa. Quando sua empresa tem capacidade ociosa, você arca com todos os custos fixos para manter o estabelecimento funcionando, mas não tem receita em determinados períodos porque não tem atendimentos.

A forma de acabar com a capacidade ociosa é ter mais horários preenchidos na agenda. Para ter mais horários preenchidos na agenda, a primeira coisa que precisa acontecer é: seus pacientes precisam saber que sua clínica existe. Eles também precisam saber como encontrar você e se você vai oferecer os serviços que eles procuram.

Ter uma agenda cheia é essencial para a lucratividade de clínicas e consultórios. Um canal online que ajuda você a alcançar mais pessoas, ajuda também a atender mais pacientes e é uma ótima ferramenta para ter melhores resultados financeiros no seu estabelecimento.

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