Exames

Realizamos exames laboratoriais, diagnóstico por imagem e cardiológicos.

Exame Paciente Site Policlínica

Exames que realizamos

Diagnóstico por imagem

Ultrassonografia

A ultrassonografia ou, simplesmente, ultrassom, é um tipo de exame que não utiliza radiação. Na verdade, seu princípio de funcionamento se baseia na emissão de ondas sonoras de alta frequência. Quando atingem as estruturas do corpo, elas podem refletir ou não — e é isso que determina as formas e imagens obtidas.

O exame serve para avaliar as estruturas corporais em tempo real. Portanto, o examinador percorre com um equipamento, chamado transdutor, a extensão corporal que deseja avaliar (como abdome, pelve, dentre outras).

O uso do ultrassom é amplo, sendo mais conhecido para as avaliações durante a gravidez, para acompanhar o desenvolvimento fetal. Além disso, também é bastante indicado em suspeitas de traumas ou doenças no abdome, assim como para avaliar, anatomicamente, a tireoide.

Raio X contrastado

O raio X contrastado (ou raio X com contraste) é um exame baseado na emissão de feixes de radiação. As imagens são formadas a partir da capacidade de absorver, ou não, os feixes emitidos. Isso varia de acordo com a densidade dos órgãos ou estruturas avaliadas. A radiografia, acrescida do contraste, serve para visualizar diferentes partes do organismo que não ficam claras em radiografias simples. Para isso, administra-se um medicamento (sulfato de bário ou iodo) no paciente. As maiores indicações para o raio X contrastado estão associadas ao sistema urinário e digestório.

Como exemplo, pode-se citar o diagnóstico da nefrolitíase, conhecida popularmente como pedra nos rins. Se a pedra interrompe o fluxo da urina para a bexiga, o contraste também não consegue percorrer os ureteres (que ligam os rins à bexiga).

Cintilografia

A cintilografia forma imagens a partir de um composto químico radioativo (radioisótopo). Esse pode ser injetado, ingerido ou inalado.

É usada na detecção e seguimento de metástases (disseminação da doença). Porém, as imagens não são tão detalhadas quanto as de outros métodos de diagnóstico por imagem, como radiografias, tomografias ou ressonâncias. Ela é indicada, por exemplo, para avaliar pacientes com câncer (de tireoide ou de próstata, por exemplo). Além disso, pode ser usada na detecção de problemas no fígado, pulmões, trato urinário, ossos e outras regiões.

Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada também se baseia na emissão de feixes de raio X. Contudo, sua realização possibilita uma abrangência mais ampla, permitindo a visualização em múltiplos planos e viabilizando a análise em diferentes dimensões. A tomografia serve para permitir uma visualização mais precisa das estruturas corporais, pois possibilita que cada região seja a analisada em “fatias”.

Mais importante que isso são os múltiplos planos que atua, ou seja, é como se você avaliasse cada plano de frente, de lado ou mesmo de cima. Uma das indicações mais importantes está vinculada à oncologia, pois permite detecção e estadiamento dos tumores. Entretanto, não está restrito à abordagem de cânceres, visto que é determinante na identificação de traumatismos cranianos.

Ressonância Magnética

Ao contrário do raio X e da tomografia, o funcionamento da ressonância magnética (RM) não exige uso de radiação. Na verdade, ela detecta a movimentação de moléculas de água presentes em cada tecido do corpo. É a quantidade de água em cada um que vai determinar as diferentes densidades observadas na imagem.

A ressonância magnética serve para avaliar, com qualidade superior à da tomografia, determinados segmentos do corpo. Sua efetividade na geração de imagens permite boa avaliação de ossos, articulações, músculos, vasos e outros tipos de tecidos. Na área neurológica, tem papel decisivo na detecção de patologias. As principais indicações estão associadas à ortopedia e à neurologia, pois ossos e articulações são melhores avaliados por meio desse exame. Na neurologia, há grande importância não só para visualização de estruturas cerebrais, mas também da medula e da coluna vertebral.

Angiografia por ressonância magnética

A angiografia por ressonância magnética (ARM ou angio-RM) é um dos principais exames neurológicos. Ela permite analisar os vasos sanguíneos do cérebro, coração, braços, pernas e órgãos abdominais.

O exame serve para mostrar imagens do fluxo sanguíneos nas veias ou nas artérias. Assim, proporciona um excelente detalhamento vascular.
A angiografia por ressonância magnética é indicada em casos de suspeita de aneurisma. Além disso, é usada no diagnóstico de coágulos nas veias dos braços, pernas e pelve, de tumores que afetam o fluxo sanguíneo, entre outras condições.

Cardiologia

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame que avalia o ritmo cardíaco e é feito com o paciente deitado, colocando-se cabos e pequenos contatos metálicos sobre a a pele do tórax. Assim, como o raio X de tórax, o eletrocardiograma é considerado um dos exames iniciais que avaliam o funcionamento elétrico do coração, estando incluído nos exames de rotina da consulta com cardiologista. Também pode ser utilizado para avaliação de tamanho de algumas cavidades cardíacas, para exclusão de alguns tipos de infarto e avaliação de arritmia.

Holter

O holter é um exame para avaliar o ritmo do coração durante todo o dia e à noite através de um gravador portátil que tem os mesmos eletrodos do eletrocardiograma e um gravador que fica preso ao corpo, registrando cada batimento cardíaco do período.

M.A.P.A

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecido como M.A.P.A é feita durante 24h com um aparelho para medir a pressão arterial no braço e um pequeno gravador preso à cintura que faz as medidas em intervalos determinados pelo cardiologista, não sendo necessário ficar internado no hospital.

Teste de esforço

O teste de esforço, também conhecido como teste da esteira ou teste ergométrico, é feito com o objetivo de observar alterações da pressão arterial ou do ritmo cardíaco durante a realização de algum esforço. Além da esteira, pode ser realizado numa bicicleta ergométrica.

Ecocardiograma

O ecocardiograma, também chamado de ecodopplercardiograma, é uma espécie de ultrassom do coração, que detecta imagens durante a sua atividade, avaliando o seu tamanho, a espessura de suas paredes, a quantidade de sangue bombeada e o funcionamento das valvas cardíacas.

Cintilografia do miocárdio

A cintilografia é um exame realizado através da injeção de uma medicação especial na veia, que facilita a captação de imagens das paredes do coração. As imagens são realizadas com a pessoa em repouso e após o esforço, para que haja uma comparação entre elas. Caso a pessoa não possa realizar o esforço, este é substituído por uma medicação que simula, no corpo, uma caminhada forçada, sem que a pessoa saia do lugar.

Ficou com dúvidas?

Acesse o FAQ ou entre em contato conosco para esclarecermos

Agende sua consulta
de forma rápida!